segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Manifestações em 2013 = Reeleições em 2014



Há muito tempo que não escrevo nada por aqui. é chegada a hora do retorno.

Em junho de 2013, praticamente todo o Brasil parou devido a manifestações ocorridas em quase todo o país. Um movimento popular, onde milhões de pessoas foram as ruas em todos os estados exigindo menos corrupção, mudanças de governo, chegando até mesmo, no Rio de Janeiro, a fazerem um protesto fixo em frente a casa do Governador Sérgio Cabral.

Ocorre que, pouco mais de um ano depois vieram as eleições e a real possibilidade de mudanças que o povo tanto gritou nas ruas. Surpreendentemente, no Rio de Janeiro, tanto o candidato da situação, como a presidente candidata a reeleição venceram.

Sinceramente, fugindo de toda e qualquer análise política, ficou difícil entender o que aconteceu, ou extremamente fácil, se adotarmos o velho ditado de que o povo brasileiro tem uma memória extremamente curta.

Escândalos de corrupção envolvendo toda a cúpula do Governo Federal e do Partido Dos Trabalhadores, que foi condenada e presa, não foram suficientes para tirar do poder a candidata a reeleição.

Ponho-me a pensar, o que seria necessário para retirar do poder uma pessoa que já praticou roubos a bancos, homicídios, sequestros, tráfico de armas, e recentemente teve toda a sua cúpula, tanto do partido como do Governo condenada e presa, e não proferiu nenhum mero comentário de que condena as práticas realizadas por seus companheiros?

Neste momento me vem a mente a frase que meu avô, um senhor de 85 anos sempre diz: “Cada povo tem o Governo que merece.”