segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A FALTA DE INTERESSE E; PARA QUE POLÍTICA?

Em qualquer país que tenda a ser civilizado no mundo, antes de assumir qualquer cargo que requeira muita responsabilidade, o candidato estuda, adquire conhecimento, faz várias tentativas com pessoas que já passaram pelo mesmo cargo, dentre outras formas de se preparar.

No Brasil, acontece exatamente o contrário, antes de qualquer coisa, o candidato quer saber o quanto ele receberá se ocupar tal cargo, para depois analisar quais as atribuições que terá que desempenhar.

Isto acontece pois, desde cedo, quando ainda criança, somos ensinados a estudar para passar na prova, a nos prepararmos para a entrevista de emprego, a estudar para determinado cargo público, etc. Aqui, são raras as exceções onde se estuda para adquirir conhecimento, para aprender, para tornar-se um ser humano mais amplo. AQUI NÃO.

Assim, fica fácil entender porque a maioria das pessoas odeia política, e não faz a menor ideia do que se passa no cenário parlamentar. Podemos odiar matemática, mas somos obrigados a saber fazer as contas básicas para, pelo menos, sabermos se a nossa remuneração está correta. O mesmo deveria ser feito com política. Não é preciso que nos filiemos a algum partido, é preciso que pelo menos saibamos o básico, quem são os candidatos, quais as suas propostas, qual seu histórico de vida, quais de suas propostas são realmente factíveis.

Dá trabalho? Sim. Mas a tabuada também não deu?

Ocorre que ser imparcial, pelo menos em um momento como esse, é pura hipocrisia. Dizer que todo político é safado, ladrão, etc, também em nada modifica a atual situação. Não ter uma opinião formada com quem vai ser responsável pelos rumos da nação pelos próximos 4 anos não é imparcialidade, é omissão.

Ainda que você odeie política, não importa, ela sempre fará parte da sua vida, e não somente no período eleitoral, mas no bom relacionamento com os vizinhos, no trabalho, no trânsito, etc. Política, segundo a origem grega polis, nada mais é do que a vida em comunidade e para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário